christian camilo - camiloart

Lentes de grande abertura oferecerem versatilidade e possibilidades criativas que todo fotografo precisa ter em conta no momento de escolher seu equipamento. Por isso, este video é dedicado a reforçar  as razões essenciais para todo fotógrafo ter pelo menos uma lente de grande abertura, como uma 50mm 1.4 ou 1.8 (uma das mais baratas do mercado).

5 razões:

Trabalhar o foco seletivo (contraste)
Com uma lente de grande abertura podemos trabalhar o efeito de foco seletivo, que consiste em dar destaque e contraste para algum elemento da cena. Claro que a distancia focal da lente tem um grande papel nesse efeito, contudo, ter a possibilidade de uma grande abertura como f2, f3.5, amplia muito a possibilidade criativa do foco seletivo.

Performance em ambientes de pouca iluminação
A principal diferença entre um trabalho profissional e um amador hoje em dia esta na capacidade de registrar fotografias em ambientes de pouca iluminação. Uma lente com grande abertura dá ao fotografo margem para utilizar uma sensibilidade de iso mais baixa. Isso impede a presença de muito ruido na fotografia e favorece a tonalidade de cores do resultado final.

Nitidez principalmente em lentes de grande distancia focal
Lentes de grande distancia focal, como uma 300mm, são muito sensíveis ao movimento do que esta sendo retrato e também a falta de estabilidade na mão do fotografo. Por isso que lentes de grande distancia focal de maior valor oferecem o controle de redução de vibração. O recomendado é sempre utilizar um tripé ao usar essas lentes pois há uma grande chance da fotografia sair tremida. Uma lente com grande abertura possibilita que o fotografo use uma maior velocidade de obturador o que reduz ainda mais a chance da foto sair tremida!

Difração
A difração afeta o aspecto da resolução final de uma imagem.  O efeito de difração ocorre quando fotografamos algo utilizando uma abertura muito pequena. Por exemplo, f15.  Os feixes de luz atingem de maneira irregular o sensor de nossa camera e por essa razão ocorre uma perda de qualidade no resultado final. Algumas câmeras digitas de sensor cropados e aps-c estão expostas ao efeito de difração num fstop muito baixo como f7. Por isso, uma lente que ofereça maiores aberturas dá uma maior margem de qualidade antes da camera e da lente utilizada começarem a sofrer os efeitos da difração.

Buquet.
O efeito de Buquet é conhecido por desfocar e  a ampliar pontos pontos de luz que ficam no fundo de uma cena. Quanto maior a abertura de uma lente e maior for a distância focal, maior será este efeito. Por isso, mais uma vez, uma lente de grande abertura se faz essencial para um belo resultado.

Algumas lentes recomendadas de grande abertura

Angulares fixa:
Roukinon/Samyang 14mm  f stop 2.8, sem foco automático (cameras Dx , APS-C e Full Frame)
Nikon 14m f stop  2.8 ( câmera Full Frame)
Canon 14mm Fstop 2.8  (full frame)

Lentes para retratos fixa:

Samyang/ Roukinon 85mm fstop 1.4, sem foco automático ( cameras Dx , APS-C e Full Frame)
Nikon 85 mm 1.4G (full frame)
Canon  85mm 1.8  (full frame)

Comment (1)

[…] começar, a abertura do diafragma da lente irá melhorar a qualidade do foco da sua fotografia. Quanto mais fechada a lente estiver, maior a […]

2 years ago

Leave a Reply

FacebookTwitterGoogle
@