christian camilo - camiloart

Criatividade na fotografia é sorte ou trabalho?

Podemos dizer que a criatividade depende um pouco de um plano de ação.  Acredito que na maior quantidade de belas fotografias produzidas podemos enxergar que o fator trabalho ajuda um fotografo a ter consistência e belas produções.

O desafio do artista visual é prender a atenção do público e comunicar uma idéia, seja ela uma emoção ou um prazer visual. A regra dos terços, por exemplo, é um guia que ajuda o trabalho de organização visual dos elementos de uma cena.

A visão humana tende a centralizar o objeto de interesse. O fotografo amador por exemplo exemplifica isso colocando ao centro, com frequencia, os objetos que deseja fotografar. Quando deslocamos o objeto de interesse para os lados em um enquadramento, podemos gerar um efeito de tensão ou prazer visual ao equilibramos a presença dos objetos em uma cena. A regra do terços leva esse efeito psicológico em conta e revela outros pontos de uma imagem que podem ter impacto visual.

No episódio de hoje vocês podem conferir alguns exemplos da aplicação da regra dos terços, e como esse guia pode lhe ajudar a organizar os elementos no momento de enquadrar uma cena.

Leave a Reply

FacebookTwitterGoogle
@