christian camilo - camiloart

Amo apelar para as cores! Mas antes disso precisamos acha-las em uma cena.
Ontem realizei uma caminhada fotografica com meus alunos em Campinas! O objetivo era colocar em prática conceitos como foco seletivo, profundidade de campo, tempo de exposição e uso do histograma.

Escolhi o fim de tarde para realizarmos a caminhada pois a luz suave e mais amena facilita “as coisas” pro sensor de nossa camera. Lidar com contraste intenso de luminusidade das horas que antecedem o entardecer limita a capacidade de nossa camera em capturar de maneira equilibrada a luz de uma cena. Fotografando das 16 ás 18 pegamos a horario da luz dourada e também a luz mais difusa que ilumina tudo ao nosso redor de maneira homogenea e suave.

 

aula caminhada alunos-9

As cores vivas destas folhas saltam aos olhos na fotografia. A razão se deve ao contraste com os galhos, tronco e o céu ao fundo. As folhas coloridas refletem a luz de maneira mais intensa que a estrutura de tronco e galhos e por isso se destacam. Como fotografei no formato RAW pude trabalhar diversos elementos da imagem na edição posterior como a temperatura da imagem e a saturação de cores, que direciona o aspecto final do trabalho para resultados semelhantes aos da fotografia analógica.

Camera nikon d610
lente nikon 50 mm ( usando abertura  3.5)
iso 400
tempo de exposição:  1/640

 

Leave a Reply

FacebookTwitterGoogle
@