christian camilo - camiloart

No episódio de hoje abordo duas opções criativas que toda câmera DSLR oferece para uso criativo do flash!

Quando fazemos referência ao flash de primeira (front)  ou segunda cortina (rear)  estamos nos referindo ao momento no qual o pulso de luz do flash será emitido pela câmera. O obturador, mecanismo responsável pelo tempo de exposição e que fica à frente do sensor da câmera, possuí duas cortinas. A primeira delas, impede que o sensor visualize a cena até o momento que disparamos. Assim que realizamos o click, esta primeira cortina abaixa, expondo assim o sensor a luz e a cena para captura da imagem. Ao fim do tempo de exposição, definido pelo fotógrafo, a segunda cortina encerra a captura de luz da cena fotografada.

Este video abaixo ilustra muito bem a ação das duas cortinas do obturador.Note que assim que o espelho do Pentaprisma se levanta podemos observar que o sensor está protegido por uma cortina que logo desce. Alguns instantes depois podemos notar a segunda cortina descendo, finalizando o tempo de exposição.

O uso do flash na primeira cortina irá fazer com que o pulso de luz do flash seja emitido assim que a primeira cortina desce. Já o flash de segunda cortina será emitido instantes antes do término da exposição. Entender a diferença entre estas duas opções e o efeito da luz ambiente (contínua) na cena lhe dará possibilidades criativas muito interessantes. No video ilustro bem o resultado diferenciado que podemos obter ao longo de um segundo de exposição.

No primeiro exemplo, utilizando o flash na primeira cortina, e 1 segundo de exposição, o pulso do flash congelou o estado inicial de minha postura (no video é possivel ver que eu me movo para o lado para provocar um rastro – criado pela luz ambiente).

Foto por Gustavo Narciso

Foto por Gustavo Narciso

No segundo experimento, utiliando o flash de segunda cortina, e novamente 1 segundo de exposição, o pulso do flash congelou a posição final do movimento lateral que realizei com minha cabeça ao longo da exposição.

Foto por Gustavo Narciso

Foto por Gustavo Narciso

Neste episódio também comento o efeito da opção do flash para eliminar olhos vermelhos.

Comment (1)

Jaime

Cuales son los pasos Para activar la segunda cotina usando un flash yongnoy 560 iii en una nikon d7100

3 years ago

Leave a Reply

FacebookTwitterGoogle
@