christian camilo - camiloart

Antes da era dos smartphones e da foto de celular fazer uma fotografia era um trabalho que muito trabalho num longo processo. Você tinha que ter uma boa câmera, compacta ou DSLR, um bom programa de edição em seu computador e investir bastante tempo e energia para aprender como usar esses recursos.

Mas com a revolução dos celulares e aplicativos que conseguimos utilizar neles, agora podemos fazer fotografias de alta qualidade e editá-las sem muito suor.

Influenciadores e comunicadores utilizam smartphones e toda sua tecnologia para produzirem belas imagens. Mas fazer uma bela fotografia com o celular não é tão simples. Não basta enquadrar e clicar. Há uma enorme quantidade de fotografias ruins feitas com o smartphone.

Mas então qual seria o segredo para fazer boas fotografias com seu celular? Abaixo vou listar algumas dicas para você conseguir melhorar suas fotos produzidas com smartphone.

Como fazer boas fotografias com seu telefone: 25 dicas!

  1. Use a grade de composição

Uma das maneiras mais fáceis para melhorar suas fotografias com celular é ativar as linhas de referência. Isso ativa uma série de linhas na tela baseadas na regra dos terços – um princípio de composição fotográfico que diz que uma imagem deve ser dividida em terços, na horizontal e na vertical, para formar nove partes no total. Com essa teoria, se você colocar pontos de interesse da imagem em pontos de intersecção ou ao longo das linhas, sua foto estará melhor balanceada e traz de maneira espontânea maior interação do público com a imagem.

foto de celular
Source: Digital Photography School

Para ativar o grid no…
Iphone: vá em configurações, escolha “fotos e camera” e ative o grid.
Android: Ative o aplicativo da câmera, clique em configurações e busque linhas de referência!

2. Defina o foco

Os celulares tentam automaticamente focar no primeiro plano do enquadramento, mas nem todas as fotos que tiramos tem um assunto óbvio para o foco automatico ser eficiente. Para ajustar onde você deseja que sua câmera foque clique na tela no ponto no local onde a imagem deve estar mais nítida.

Se você está fotogrando algo em movimento, por exemplo, pode ser difícil para sua camera seguir o “motivo” e conseguir refocar. Nesses casos clique novamente na tela do celular para exercer a refocagem antes do efetivo clique de disparo. Geralmente um quadrado ou um círculo em sua tela indica o ponto focado.

3. Foque em um único elemento

Muitas das melhores fotos incluem apenas um único ponto de interesse. Podemos definir este ponto como o elemento “motivo”. Então quando for fazer uma foto reflita antes e gaste um tempo de preparação. O motivo escolhido não deve preencher toda a imagem, e numa composição o ideal é que se deixe uma área de respiro conhecida como espaço negativo. Isso ajuda o “motivo” a se destacar mais.

Não se esqueça de clicar na tela de seu smartphone para focar a camera no elemento de destaque. Isso ajuda a imagem saír mais nitida e com a luz otimizada para a cena.

Dica Pró: Depois do clique podemos usar filtros em aplicativo para deixar o motivo da foto mais vivo, ou então podemos cortar a imagem um pouco para compor corretamente. O brilho, o contraste, a saturação podem ser ajustadas no seu próprio celular.

foto de celular
Source: Patrick Janelle

4. Abrace o espaço negativo

O espaço negativo se refere a área em torno e entre o “motivo” fotografado numa imagem. Pode fazer uma imagem realmente se destacar.

Quando você incluí bastante espaço vazio em uma foto, seu motivo vai se destacar muito e provocar mais reação no público. A imagem abaixo é um exemplo e você pode conferir o trabalho minimalista de Michael Kenna para aprender mais.

foto de celular
Source: Eric Christian

5. Explore a perspectiva

Explorar ângulos pode fazer uma imagem mais marcante. Pode criar uma ilusão de profundidade e altura em seus personagens. Impacta visualmente pois a maioria das fotografia com celular são feitas na altura dos olhos.

Aponte sua câmera pra cima, brinque com o espaço negativo do céu ou busque uma posição diferente para seu celular.

foto de celular

6. Reflexos

Reflexos encantam nossos olhos! Fique atento a poças de água, reflexos atraem o nosso olhar. Prédio, espelhos, óculos de sol, copos e superfícies metálicas são elementos reflexivos que podemos usar na composição de uma imagem.

7. Use linhas direcionais

Em algumas fotos linhas podem orientar a visualização da foto para certa parte da composição da imagem. São linhas direcionais. Podem ser retas os sinuosas. Escadas, trilhos, estradas, e um caminho pelas árvores são alguns dos exemplos

Linhas direcionais são ótimas para transmitir uma sensação de profundidade em uma imagem e dão uma sensação de maior acabamento para a fotografia.

8. Simetria

Simetria pode ser definido como um balanço harmônico e proporcional em uma imagem. Imagens simétricas são prazerosas para os olhos e são uma maneira simples de composição.

.Na fotografia simetria significa criar uma imagem dividida em duas partes iguais. Como uma construção perfeitamente desenvolvida para repetir elementos e alinha-los de acordo.

9. Fique de olho em padrões

Padrões repetidos atraem o nosso olhar, e eles geralmente estão presentes quando elementos gráficos são repetidos como se estivessem em um loop, como linhas, elementos geométricos, formas e cores. Estes padrões podem fazer um forte impacto visual. Fique de olho nas ruas e em espaços externos e verá naturalmente muitos elementos e formas em repetição.

source: Patrick Janelle

10. Cor seletiva

Não é bonito quando uma fotografia está inteira em preto e branco e somente um detalhe aparece em cor? Um dos aplicativos que podem fazer isso no seu celular é o Touch Color – ele automaticamente converte a foto em preto e branco e deixa você escolher aqui que deseja que tenha cores.

O bloqueio de cores pode te ajudar a destacar elementos numa fotografia, como uma planta ou algo com cor forte. O conceito tem parentesco com a idéia de espaço negativo.

Source: Coloring Pages

11. Evite dar zoom

Quando você tenta fazer uma foto longe do motivo é tentador dar zoom para deixar a foto mais intima. Mas o ideal é posicionarmos nossa camera mais próximo daquilo que queremos fotografar. Isso evita que o zoom da câmera deixe a fotografia com ruído, desfocada e pixelada.

Obviamente existem exceções nas quais você deve fotografar de longe como animais selvagens por exemplo. Mas o ideal para a qualidade de imagem é evitar o recurso de zoom.

Source: Obama Pacman

12. Capture detalhes pequenos

São as pequenas coisas, os pequenos detalhes que importam. Essa idéia é forte e se aplica as fotos. Busque texturas, padrões, coisas delicadas para registrar com sua câmera.

Instale o Snapseed e utilize o recurso de nitidez para dar mais destaque para os pequenos elementos de uma imagem.

13. Use a luz natural

É muito difícil conseguir fazer uma boa fotografia com flash no celular. Por isso tente valorizar a luz natural para a produção de suas fotografias. Busque fontes de luz nos ambientes em que você está caso esteja em situações de baixa luminosidade.

Brincar com sombras e silhuetas só será possível se você encontrar essas fontes de luz. Faça isso e sua composição ganhará mais dinamismo e profundidade.

14. Quando usar o flash

Em lugares bem iluminados o flash pode ser usado como uma luz de preenchimento. Este recurso agrega detalhes na imagem pois elimina sombras leves que estão tirando a vivacidade do elemento que estamos fotografando.

Na imagem abaixo é possível notar como o flash jogou uma luz para preencher uma área sombreada que de certa forma “matava” contorno e elemento da escultura. Muitas vezes o Flash no modo automático não entrega a potência adequada de luz para o melhor resultado, por isso vale a pena experimentar o modo de apenas “flash”.

15. Considera comprar um tripé para celular

Um tripé pode ajudá-los em muitos contextos para uma melhor fotografia. Em casos onde você deseja se fotografar ou se filmar, o tripé dá autonomia e maior equilíbrio para essa tarefa.

A maior parte dos tripés para celulares são pequenos e podem ser carregados facilmente em bolsas e mochilas. Este dispositivo pode te dar a possibilidade para fotografar em diferentes angulos e perspectivas. Uma ferramenta que de fato agrega recursos criativos para o smarphone.

16. Controlar a exposição de luz manualmente

Toda vez que clicamos na tela no ato de focagem, o celular automaticamente ajusta a exposição da fotografia. Muitas vezes a luz escolhida pelo smartphone não é a adequada para a cena: Fica muito claro ou muito escuro. Por isso o ideal e ajustarmos manualmente a exposição de luz da cena.

Para isso tente localizar dentro do aplicativo da camera o recurso de controle manual de exposição. Pode vir indicado por um desenho como um “sol”, ou uma régua em escala representando a intensidade de luz da cena.

16. Fotografias Abstratas

Fotografias abstratas devem prender a atenção do público pelo choque visual. Levantar a pergunta “o que é isso?” ou então representar a essência de um objeto são formas de se produzir e criar uma foto abstrata.

Se aproxime bastante daquilo que está fotografando, análise posições diferentes para a câmera, busque padrões e preencha toda a cena com isso. A fotografia abstrata deve surpreender pela originalidade e não se preocupar em responder questões objetivas.

18. Fotografias espontâneas

Fotografar o dia-dia, pessoas trabalhando e interagindo uma com as outras. A representação do momento genuíno sem a pose tradicional ou a cara de foto.

Eternizar momentos é a grande inspiração da fotografia e quão mais genuíno e intimista a imagem for, mais humanidade ela estará transmitindo para o público. O olhar “curioso” adora navegar por janelas da realidade!

Source: Patrick Janelle

19. Seja ousado

Imagens são mais fortes que textos para provocar sensações e muitas vezes não é a composição que irá ser o diferencial numa fotografia. A idéia representada na foto pode ter um impacto avassalador e contagiar o público para interação

Pense fora da caixa, encontre motivos e temas que as pessoas amam e você estará muito perto de encontrar a fotografia que atraí interações.

Source: Paul Octavious

20. Provoque alegria na sua audiência

Busque criar imagens que inspiram alegria e otimismo no público. Este tipo de fotografia também estimula bastante a interatividade e desperta sentimentos de intimidade no seu público.

As fotos abaixosão um exemplo: A primeira mostra uma senhora com a camisa toda descolada em mensagem típica de instagram “Hi Hater”, algo que soa deslocado de sua geração. E a outra fotografia mostra a perspectiva visual do cachorrinho que vê um bichinho de pelúcia no prato.

21. Limpe a lente do celular

Apesar de toda portabilidade e dinamismo que o celular oferece para a fotografia, a lente não está muito protegida de sujeiras, arranhões, oleosidade e humidade.

Por isso preste atenção e dê um cuidado para a limpeza da lente de seu celular. Geralmente percebemos os problemas apenas quando vemos em telas maiores as imagens, e é muito comum que os celulares no bolso da calça, em mochilas e bolsas fiquem sujos. Limpe com bastante delicadeza, e não precisa utilizar nenhum recurso líquido. Apenas tome cuidado pois as lentes são polidas para justamente captarem de maneira nítida a imagem.

22. Coloque uma lente externa

Existem lentes externas que podemos encaixar na câmera de nossos celulares. Este recurso é interessante para quem busca fazer fotografias no estilo “olho de peixe” ou para quem quer explorar a fotografia macro.

Uma das grandes empresas que produzem esse tipo de lente é a Moment, contudo no mercado livre é possível achar muitas opções importadas por preços acessíveis.

Source: MobileFun.co.uk

23. Edite sem medo

Compor e capturar uma imagem é o primeiro passo de um processo que ainda pode exigir edição para chegarmos numa fotografia viva! Filtros podem nos ajudar muito, principalmente se nos ajudar a remover detalhes indesejados.

Hoje existem diversos filtros e aplicativos especializados para variados tipos de fotografía. Todas estas ferramentas podem te ajudar no tratamento final da imagem. Vale a pena dar uma olhada no app que melhor se aplica para a imagem que você deseja produzir: recursos como remoção de manchas e suavização de pele, vivacidade de comida e nitidez de elementos são opções das melhores interfaces de softwares de edução para celulares.

app Foodie dedicado a foto de comida.

Leave a Reply

FacebookTwitterGoogle
@
%d bloggers like this: