christian camilo - camiloart

O efeito produzido por esta técnica reproduz o aspecto vintage e retrô de fotografias do passado. Imagens que possuem áreas super desfocadas e um contraste todo peculiar. Para brincar com o freelensing é necessário ter uma boa câmera fotografica de lente intercambiável (dlsr ou reflex básica) e uma lente 50mm com anel de controle manual de abertura. Importante: você é  totalmente responsável por utilizar com cuidado e atenção a lente que estará solta fora da câmera! Também tome a precaução de deixar a câmera voltada para baixo enquanto ela estiver sem a lente protegendo o orifício de entrada de luz. Qualquer descuido pode permitir a entrada de sujeiras indesejáveis dentro de sua câmera. Com a lente solta, basta que você encoste um dos lados de sua lente na câmera e e afaste o lado oposto do ponto de encaixe. Você pode experimentar diferentes ângulos de aproximação da lente. Quanto mais afastado da boca da câmera, mais desfoque teremos na imagem.

freelensing11 (1)

Se estiver sentido falta de nitidez diminua a abertura da lente utilizando o anel de controle manual. Isto aumentara a profundidade de campo, contudo, sera necessário compensar a exposição aumentando o iso da câmera. Importante notar que sua câmera provavelmente notara a ausência da lente fora do corpo e pode indicar um erro. Afinal, você não consegue mais operar a abertura da lente pelo controle da câmera! Isso não impede que você faça a fotografia, utilizando os controles de tempo de exposição e sensibilidade iso.

freelensing-3

Piaf, com o efeito de Freelensing

 

freelensing

Alguns livros de casa com o efeito de Freelensing

freelensing-2

um pouco da parede de latas do studio 019

freelensing-4

auto-retrato em freelensing

freelensing-8

Um retrato de meu amigo Gabriel Siqueira com o efeto de Freelensing

 

Tambem é possível alcançar o efeito do free-lensing utilizando filtros e programas de edição como o Photoshop. Interessante é que com a técnica do freelensing também é possível  produzir imagens ampliadas que se assemelham as produzidas por lentes macro. Basta para isso que você inverta sua lente, e com muito cuidado, a encoste na abertura da câmera. Assim você passar ter a possibilidade de ampliar objetos pequenos.

Leave a Reply

FacebookTwitterGoogle
@