christian camilo - camiloart

Se você viu e não clicou…pode ter perdido a foto perfeita.

Uma das grandes colaborações do mestre da arte da fotografia Cartier-Bresson, além de suas belas imagens, foi a idéia que tanto promoveu do momento decisivo.

Quantas fotos são interessantes e impactantes simplesmente por terem sido registradas no momento perfeito? O sorriso, a lágrima, a queda, a expressão, o movimento dos corpos….muitas vezes é uma combinação de fatores eternizado em imagem graças ao instinto e a antecipação do fotógrafo.

Quando falamos de antecipação falamos da habilidade técnica, criativa e espacial do fotógrafo. Onde se posicionar, qual lente usar, qual abertura, qual efeito deseja naquele momento….Antecipação talvez seja a habilidade mais complexa que um fotógrafo desenvolve ao longo de anos de trabalhos, conhecendo o meio em que trabalha e sua ferramenta: câmera, software de edição, luz, estúdio….

Chamo de intuição a nossa capacidade de ler a cena. Antecipar que um sorriso ou expressão irá surgir no rosto da pessoa retratada. Antecipar que algum pedestre irá surgir e cair como uma luva “no palco”, na cena que encontramos na rua….nossa habilidade de intuir o que vai acontecer é uma habilidade puramente social. Do quanto nos exposmos a vida em sociedade. Do quanto temos coragem de nos relacionar direta e indiretamente com o mundo, pessoas e seus códigos de conduta e comportamento.

Em síntese, o momento decisivo é a fotografia que você faz antes do momento acontecer….afinal, se ele aconteceu, e você clicou depois de “acontecer”, são grandes as chances de você ter perdido a fotografia perfeita.

FacebookTwitterGoogle
@