christian camilo - camiloart

pico das cabras pedras final

 

No último domingo dei meu workshop de fotografia noturna no Pico das Cabras, em Joaquim Egidio-SP. Quem tiver interesse na próxima edição pode buscar informações na página dedicada ao evento. Ainda não defini a data e o local do próximo workshop.

A foto acima foi uma das melhores do dia. Usei a técnica de longa exposição com sobreposição de múltiplas imagens usando um   modo de blend muito semelhante ao modo lighten. Na realidade, muitos podem achar que usei o photoshop, mas uso o programa Star Stax para mesclar as diversas fotografias e produzir assim uma unica imagem com todo o movimento das estrelas.Minha câmera ficou registrando este momento por exatos 30 minutos. Cada fotografia foi registrada com a seguinte definição:

iso 4.000
f 8.0
20 segundos de tempo de exposição (cada foto).

Vocês podem se perguntar por que usei um fstop tão alto….bem, o objetivo desta escolha foi aumentar o contraste e reduzir o reflexo da luz da cidade nas nuvens. Compensei um pouco o brilho das estrelas utilizando um iso mais alto. Interessante que a fotografia tem pouquíssimo ruído, mesmo utilizando um iso muito alto. Fiquei satisfeito com o desempenho de minha câmera, mas sei que o desempenho do sensor se deve principalmente a dois fatores: a baixa temperatura e a relação luz/ruído que foi equilibrada para resultar nesta ótima qualidade.

O detalhe do raio de luz: um amigo correu com uma lanterna e esse momento foi captado por uma das fotografias da sequência.

Leave a Reply

FacebookTwitterGoogle
@