christian camilo - camiloart

image

Pulsos de luz para produzir uma fotografia de múltipla exposição.

Faz cerca de 2 meses que produzi estas imagens cobrindo o show da banda Hasta Martes. Gosto muito do resultado de fotografias que usam a técnica de múltipla exposição. Para explicar melhor…. esta técnica consiste em mesclar diversas imagens numa fotografia só. 

Existem diversas maneiras de produzir este resultado. Alguns modelos de cameras digitais inclusive oferecem a possibilidade de fotografarmos duas imagens e mesclarmos ambas para a produção de um novo resultado. Contudo, estas fotografias que publico hoje, foram produzidas pelo efeito do strobo piscante que iluminava o palco do show (album completo aqui).

Para terem uma idéia pratica. Cada pulso de luz do strobo, emitido durante mais ou menos um segundo, foi captado em uma unica imagem. Para produzir esse efeito tive que usar um iso extremamente baixo (160) e uma abertura de lente de f18. Optando por deixar minha camera bem “resistente a luz”, pude optar por deixar uma velocida bem lenta de exposição. Para ser mais exato, deixei a cena exposta por 1,3 segundos, e ao longo desse tempo movi minha camera lateralmente!

image
Efeito que produzi  no studio com um dos meus alunos utilizando o pulso de luz do flash ( iso 50 | f14 | 4 segundos de exposição )

A lógica que usei para a produção destas imagens do show da Hasta Martes funciona também quando desejamos  capturar aqueles relâmpagos quando fotografamos uma paisagem. Neste caso bastaria ampliarmos o tempo de exposição um pouco mais para termos a sorte de pescar um raio durante o tempo em que o obturador ficar aberto!

Leave a Reply

FacebookTwitterGoogle
@